Phishing é fraude

O phishing é um tipo de fraude muito sorrateiro realizado pela Internet. Seu nome é um retrocesso aos primeiros dias de hackers e roubo de identidade e à prática de phreaking de telefone. Embora possa haver esquemas muito complicados, todos eles são baseados em um conceito muito simples.

Os phishers tentam persuadi-lo ou induzi-lo a fornecer informações confidenciais que eles podem usar para ganhar dinheiro com o sistema. Por exemplo, um alvo muito atraente para os phishers seria sua conta paypal.

O Paypal é um sistema de pagamento online que permite que você coloque dinheiro em sua conta com seu cartão de crédito ou débito e, basicamente, envie o dinheiro por e-mail para as contas paypal de outras pessoas. É muito simples, barato e rápido e muito popular para os compradores on-line, pois eles não precisam fornecer os detalhes do cartão de crédito pela Internet.

Se você quiser tirar dinheiro das contas do paypal de outras pessoas, tudo o que você realmente precisa é o endereço de e-mail e a senha. Em seguida, você entra na conta deles e envia o dinheiro para uma conta que você configurou.

O que os phishers farão é enviar um e-mail aos clientes do paypal com um e-mail que se parece com um e-mail oficial do paypal. Ele terá o logotipo e o formato do paypal e será exatamente igual aos e-mails oficiais do paypal para os clientes. Pode até vir de um endereço que se parece com o site oficial do paypal. Ele continuará dizendo que é uma verificação de segurança aleatória ou algum outro procedimento técnico e que você deve digitar seu nome de usuário e senha. Ele então agradecerá e dirá que o cheque ou qualquer outro esquema que afirma ser está completo. Enquanto isso, o phisher terá sua senha e poderá limpar sua conta.

Embora este seja um exemplo básico, existem inúmeras variações de complexidade crescente que serão usadas para tentar atrair clientes a fornecer detalhes de contas bancárias, detalhes de cartão de crédito ou outras informações confidenciais. Muitas vezes, pode ser quase impossível para o cliente médio detectar que o e-mail ou site não é o oficial da empresa de onde deveria ser e, portanto, são muito perigosos.

Se você suspeitar que um e-mail recebido é uma tentativa de phishing, notifique a empresa apropriada imediatamente. A outra coisa a lembrar é que a maioria dos bancos, empresas de cartão de crédito e outras instituições agora informam a seus clientes que nunca pedirão a seus clientes suas senhas em um e-mail, nem nenhum de seus funcionários pedirá uma senha e, portanto, nunca a fornecerá. para quem te pede.